domingo, 11 de janeiro de 2009

O verbo viver

Andava um dia pelos lados do desconhecido, vagueando entre perguntas sem resposta e afirmações sem nexo. Andava também indeciso qual delas me facilitaria o caminho para o que procuro. Era em vão, ambas ficavam indecisas. Decidi, no entanto, abranger o meu conhecimento com o mundo que me rodeava. Pequenas inteligências rodeavam o meu ser, ameaçando o meu percurso que estava marcado no chão. Pelo menos, eu via-o, era o mais importante. Aproximou-se um senhor de mim, curioso, como quase todos, e perguntou-me:

'Porque anda você às voltas num sitio tão perdido, parece não saber o que viver no segundo seguinte'

Tinha vontade de lhe responder mas, em vez de tal acto, decidi perguntar-lhe:

'Sabe o que é viver?'

Indignado, o senhor esboçou uma cara de poucos amigos, pegou na minha mão e disse:

'Viver, é o que o rodeia faz todos os dias. Cada um vive, mas nenhum sabe como'

Agora sim, apeteceu-me rir. Ás gargalhadas. Não pela ignorancia do pobre senhor, mas pela 'forma de viver' do mundo que me rodeava. retribuí-lhe o gesto. Peguei na sua mão, cuidadosamente, e disse-lhe:

'Acha que isto é viver? Olhe á sua volta... O que você vê, são pessoas perdidas, num mundo perdido. Elas seguem o seu percurso, indignadas, porque não sabem explicar cada passo que dão. Todo o mal que lhes acontece é causado por Deus, e toda a sorte é derivada das suas supostas boas acções. Acha isto viver? Faça assim. Pegue no seu ser, continue neste passeio sem destino. Olhe para tudo, sinta a estrada por debaixo dos seus pés, sinta a brisa, cheire o ar, aventure-se no impossível. Quando decidir que sente tudo, pare, e sente-se. Ainda não sentiu nada, está simplesmente cansado. Cansado de não viver. Se ignorar o mundo todos os dias, e olhar para o seu, verá que aquela senhora do outro lado da estrada chora porque não sabe sorrir, aquele senhor julga-se feliz, porque só conhece a tristeza. Quer mesmo viver ? Então força, vá em frente, ainda vai a tempo .... '


Por fim, lá foi ele. Indignado talvez, mas curioso. Como todos. E como a curiosidade mata, foi atrás do seu mundo. Não o que o rodeia, mas aquele que lhe diz cada pedacinho do verbo viver...


Em conversa de messenger, também se escreve. Para a Anna, ela não sabia o que escrever no blog. E eu, que tenho exame de história da arquitectura amanhã, lá lhe fiz a vontade.

1 comentário:

Anónimo disse...

É bonita a forma como dás personalidade a um simples verbo. Todos nós vivemos uma vida à procura do nosso viver, e talvez haja até um momento em que encontraremos o significado de tão misteriosa palavra. Mas será que algum de nós vai ficar satisfeito com a resposta? Penso que não. A Vida é uma descoberta, uma incerteza; mas, apesar de poucas, temos sempre pelo menos uma certeza na vida.
É ao chegar a essa que poderemos responder às constantes interrogações que nos pomos a nós mesmos todos os dias.
Nesse dia talvez possamos dizer, eu soube viver!